sábado, 14 de fevereiro de 2009

Comprimento de Pista para Decolagem

Esse blog foi criado com o intuito de manter separados os artigos relacionados à performance de aeronaves dos demais que eu coloco no blog Javaplane.

Todos os conceitos aqui apresentados baseiam-se nos regulamentos aplicáveis à certificação e operação de aeronaves de transporte de passageiros - FAR 25, RBHA 121, etc.

O primeiro post trata do comprimento de pista disponível para decolagem e servirá de base para os próximos, que tratarão dos requisitos de distância e peso máximo de decolagem.

Quando tratamos do comprimento de pista disponível para decolagem, as seguintes definições se aplicam:

TORA - Takeoff Run Available - É o comprimento de pista declarado pelas autoridades disponível e apropriado para a corrida da aeronave no solo.


Figura 1 - TORA

STOPWAY
- SWY
- Área após o final da TORA, com largura igual ou superior a da pista, centrada com seu eixo e designada para desaceleração e parada no caso de uma decolagem interrompida.

É importante destacar que a stopway só pode ser usada para interrupção de decolagem, não podendo ser computada em nenhum outro cálculo de decolagem ou de pouso.

A soma da TORA com a SWY é conhecida como ASDA - ACCELERATE-STOP DISTANCE AVAILABLE, ou seja, a distância total disponível para a aeronave acelerar, interromper a decolagem e parar.

ASDA = TORA + SWY



Figura 2 - Accelerate Stop Distance Available

CLEARWAY - CWY - Área após o final da TORA, com largura mínima de 500 pés, centrada com o eixo da pista, livre de obstáculos e com extensão máxima igual a 50% da TORA, podendo tem um slope máximo de 1,25% em relação a pista. É utilizada para melhorar a performance da aeronave, aumentando a distância disponível para a aeronave atingir a screen height durante a decolagem.

A soma da TORA com a CWY é conhecida como TODA - TAKEOFF DISTANCE AVAILABLE, ou seja, a distância total disponível para a aeronave acelerar e atingir a screen height durante a decolagem.

TODA = TORA + CWY


Figura 3 - Takeoff Distance Available

Nada impede que uma mesma pista possua stopway e clearway simultâneamente. Caso isso ocorra, tanto os cálculos de accelerate-stop quanto os cálculos de accelerate-go poderão ser melhorados.

SCREEN HEIGHT - Altura mínima que a aeronave deve atingir sobre a cabeceira oposta da pista ou sobre o final da clearway, caso essa exista, durante a decolagem. Possui 35 pés para cálculos de decolagem em pistas secas e 15 pés para pistas molhadas e contaminadas.

No próximo post escreverei sobre os requisitos de pista para decolagem conforme os regulamentos em vigor.

Até breve.

4 comentários:

  1. CMT Medau , bom dia.
    O tamanho da clearway pode alterar a V1 ?

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    1. olá amigo, não sei se essa duvida ainda persiste, mas sim. A CWY altera a V1. No caso em especifico diminui a V1, como consequencia o peso será aumentado. Ou seja, aumenta o peso por conta da CWY e diminui a V1 por conta desse aumento de peso, que sofrerá maior impacto em uma rejeição de decolagem (por isso que a v1 é diminuida). Espero ter ajudado.

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  2. CMT Medau , bom dia.
    O tamanho da clearway pode alterar a V1 ?

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  3. Boa tarde comandante. Essa redução de 35 para 15 ft em pistas molhadas vale apenas para a screen height, ou no caso para o limitante do obstacle limit onde a net flight path deve livrar obstaculos a 35ft minimo, também será reduzida essa altura minima em caso de estar operando pista molhada?
    Obrigado!
    Ismael.

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