sábado, 31 de dezembro de 2011

Accelerate Stop Distance

Accelerate - Stop distance: é definida pelo FAR 25.109 (amdt 92) como sendo a maior entre as duas distâncias a seguir:

1) Accelerate - stop distance with one engine inoperative:

Soma das distâncias:
  • Necessária para acelerar a aeronave de um ponto em repouso até a VEF numa pista seca;
  • Que permita a aeronave continuar acelerando após a VEF por 1 segundo, até a V1 seja atingida;
  • Equivalente a dois segundos em velocidade constante na V1, para decolagem em pista seca.
  • Parar a aeronave em uma pista seca a partir da velocidade atingida no item anterior.
2) Accelerate - stop distance with all engine operating:

Soma das distâncias:
  • Necessária para acelerar a aeronave de um ponto em repouso até a V1;
  • Equivalente a dois segundos na V1 para decolagem em pista seca;
  • Com todos os motores operando, parar a aeronave em uma pista seca a partir da velocidade atingida no item anterior.

A figura abaixo ilustra a diferença entre o que é demonstrado em voos de certificação e a accelerate-stop distance calculada de acordo com o conceito acima. Na figura superior, logo após a VEF (event), o piloto inicia as ações para parar a aeronave. Já na figura inferior, após a VEF, a aeronave continua acelerando 1s, permanece 2s em velocidade constante (V1) e, só então, começa a desacelerar. É possível perceber que a distância calculada, ou seja, a que consta no AFM - Airplane Flight Manual - das aeronaves é maior que as demonstradas em voos de ensaio, o que garante uma maior margem de segurança para a operação em caso de decolagem abortada em velocidades próximas à V1.


Meios de Parada

De acordo com o FAR 25.109 (e), (f) e (g), outros meios de desaceleração, além dos freios das rodas, apenas podem ser computados na distância de aceleração e parada se:
  • Forem considerados seguros e confiáveis;
  • Resultados consistentes de seu uso puderem ser esperados durante operação normal;
  • Não requererem habilidades especiais para controlar a aeronave.
Se os requisitos anteriores forem cumpridos, o efeito dos reversores disponíveis podem ser computados apenas para pistas molhadas ou contaminadas, ou seja, não podem ser computados para pistas secas.

O trem de pouso deve permanecer estendido durante toda a distância de aceleração e parada.

Tipicamente, os requisitos acima são traduzidos da seguinte forma:

Em pistas secas, são considerados os efeitos dos freios e spoilers (ou lift dumpers) e, em pistas molhadas, a tração reversa dos motores restantes (considerando o motor crítico inoperante) é acrescida aos itens anteriores.

Todos os recursos que melhoram o desempenho dos sistemas de freios e spoilers, tais como: anti-skid, spoilers auto extension, etc. podem ser computados. Caso algum desses sistemas esteja inoperante (i.e. spoilers operando manualmente apenas), a performance de decolagem deve ser penalizada adequadamente, de acordo com o previsto no AFM e MEL - Minimum Equipment List - da aeronave. Isso será visto mais detalhadamente nos posts que tratarem de MEL.

Para cálculos de performance, a accelerate stop distance deve ser menor ou igual à accelerate stop distance available, definida neste post anterior.

ASD <= ASDA

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