domingo, 13 de setembro de 2009

VMU

Na sequência de definições de velocidades, está a VMU - Minimum Unstick Speed.

De acordo com a definição do FAR 25.107(d), a VMU é a menor velocidade que permite à aeronave deixar o solo com segurança e prosseguir na decolagem. A VMU deve ser determinada em ensaios realizados pelo fabricante, na faixa de relações peso - potência que deseja-se certificar a aeronave, isto é, nas diversas combinações de peso e tração de decolagens possíveis para a aeronave.

Para determinar a VMU, durante a certificação, são feitas decolagens onde o piloto aplica potência de decolagem e mantém o profundor totalmente cabrado desde o início da corrida. Tão logo a velocidade da aeronave permita que a asa produza a sustentação mínima necessária para voar, a aeronave sai do solo e, no instante em que a última roda perde contato com o solo, é registrada a VMU. A figura 1 ilustra um ensaio de VMU.

Normalmente, a VMU é definida quando o profundo produz força suficiente para a aeronave atingir uma atitude em que possa decolar. Uma aeronave é definida como "limitada por geometria" (geometry limited) quando a cauda bate no chão antes de ser atingida a atitude que permita a decolagem. Nesse caso, a aeronave vai arrastar a cauda na pista até que esta acelere para uma velocidade maior, onde a atitude limitada pela geometria gere sustentação suficiente para decolar.


Figura 1 - Ensaio de VMU

A VMU é utilizada na determinação da VR.

Um comentário:

  1. Boa noite Cmte Medau, meu nome é Ismael Stoll e tenho uma dúvida.
    Me ocorreu algo que não encontrei em nenhuma das publicações de performance que pesquisei.
    Sendo a VMU a menor velocidade em que a aeronave deixa de ter contato com o solo (já com o efeito da sustentação), por estar ainda, por óbvio, próximo à pista neste momento, ela deve sofrer grande influência do efeito solo, correto? Como o efeito solo diminui o ângulo do upwash, logo o também o ângulo de ataque, sem diminuir a sustentação, a aeronave estando dentro do efeito solo teria sua velocidade de estol reduzida, se comparada ao voo fora do efeito. Então cheguei a conclusão que a Vmu seria menor que a Vs1. Seria isso correto? Saberia se em alguma publicação isso é considerado?
    Muito grato e bons voos!

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