A próxima definição de velocidade é a VMCA - Minimum Control Speed on Air
O conceito de VMCA é similiar ao de VMCG. A diferença básica é que a VMCA é determinada para a aeronave em voo. De acordo com o FAR 25.149(b), VMCA é a velocidade na qual, ocorrendo falha súbita do motor crítico, é possível manter o controle da aeronave em voo reto, com inclinação máxima de cinco graus para o lado do motor operante. A figura 1 ilustra a condição de demonstração de VMCA.
Quando um motor torna-se inoperante em voo, o piloto deve compensar o torque produzido pela diferença de tração dos motores através de controles aerodinâmicos - essencialmente, o leme de direção. Como visto no tópico de VMCG, a força produzida pelo leme é função da deflexão e da velocidade da aeronave. Caso a velocidade diminua, a força também diminui. Há uma certa velocidade que, mesmo com a deflexão máxima do leme, a força produzida é a mínima necessária para compensar a diferença de tração. Caso a velocidade diminua ainda mais, a força produzida pelo leme não será suficiente e, então, a aeronave não será capaz de manter-se voando reto. Essa velocidade é a VMCA.
As condições exigidas pelo FAR 25 para determinação da VMCA são:
O conceito de VMCA é similiar ao de VMCG. A diferença básica é que a VMCA é determinada para a aeronave em voo. De acordo com o FAR 25.149(b), VMCA é a velocidade na qual, ocorrendo falha súbita do motor crítico, é possível manter o controle da aeronave em voo reto, com inclinação máxima de cinco graus para o lado do motor operante. A figura 1 ilustra a condição de demonstração de VMCA.
Figura 1 - Condições de determinação da VMCA
Quando um motor torna-se inoperante em voo, o piloto deve compensar o torque produzido pela diferença de tração dos motores através de controles aerodinâmicos - essencialmente, o leme de direção. Como visto no tópico de VMCG, a força produzida pelo leme é função da deflexão e da velocidade da aeronave. Caso a velocidade diminua, a força também diminui. Há uma certa velocidade que, mesmo com a deflexão máxima do leme, a força produzida é a mínima necessária para compensar a diferença de tração. Caso a velocidade diminua ainda mais, a força produzida pelo leme não será suficiente e, então, a aeronave não será capaz de manter-se voando reto. Essa velocidade é a VMCA.
As condições exigidas pelo FAR 25 para determinação da VMCA são:
- potência máxima de decolagem em ambos motores antes da falha;
- CG na posição mais desfavorável;
- aeronave compensada para decolagem;
- peso máximo de decolagem;
- aeronave na configuração mais crítica de decolagem, exceto pela posição do trem de pouso, que pode estar recolhido;
- aeronave fora do efeito solo;
- Para aeronaves com propulsão a hélice:
- a hélice do motor crítico deve estar em molinete, ou
- na posição mais provável de acordo com o projeto de controle de hélice, ou
- embandeirada caso a aeronave possua um sistema de embandeiramento automático.
- a força aplicada ao leme de direção não pode exceder 150 libras. Esse requisito pode determinar a necessidade de dotar o sistema de controles de voo com atuadores hidráulicos para minimizar a força exercida pelo piloto e
- não se pode reduzir a potência do motor operante.
A VMCA é usada na determinação da VR e da V2, que serão vistas mais a frente.
Muito legal Medal!!!
ResponderExcluirEsses são conceitos, os quais a ANAC não tem nem idéia!! Se você perguntar pra eles, qual seria o programa de instrução para Multi Motores, simplesmente, vão te responder: 15 Hs e o Cheque!! Muito bon diponibilizar esse conteúdo na Web!!
Obrigado pela explicação!!!
ResponderExcluirObrigado pela explicação!
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