sábado, 8 de maio de 2010

V1

Talvez a V1 seja o conceito mais importante de ser definido e bem compreendido tanto por pilotos, dada a sua importância na segurança das decolagens, como por engenheiros de performance que podem se valer da escolha da V1 mais adequada para melhorar o aproveitamento de payload em voos que decolam de pistas críticas.

De acordo com o FAR 25.107(a)(2), V1 é definida como a velocidade de decisão na decolagem, selecionada pelo fabricante da aeronave. Entretanto, a V1 não pode ser inferior a VEF mais o ganho de velocidade, com o motor crítico inoperante, durante o intervalo de tempo entre o instante que ocorre a falha do motor crítico e o instante que o piloto reconhece a reage à falha, indicado pela aplicação do primeiro método de desaceleração pelo piloto durante os testes de aceleração e parada.

Para efeitos de certificação, o tempo decorrido entre a falha do motor crítico na VEF e a primeira ação do piloto no sentido de parar a aeronave é de 1 segundo. Ou seja, o tempo entre a VEF e a V1 é de 1 segundo.

V1 significa a máxima velocidade na decolagem em que o piloto deve tomar a primeira ação (i. e. aplicar os freios, reduzir a potência, abrir os spoilers) para parar a aeronave dentro da distância de aceleração e parada, como mostrado na Figura 1.

Figura 1 - V1 nos eventos de accelerate - stop

V1 também significa a mínima velocidade na decolagem, após uma falha do motor crítico na VEF, que o piloto pode continuar a decolagem e atingir a altura requerida (35ft ou 15ft) acima da superfície dentro da distância de decolagem, como mostrado na Figura 2.


Figura 2 - V1 nos eventos de accelerate - go

Limitações da V1

A V1 não pode ser inferior a VMCG pois deve ser possível continuar a decolagem a partir dela.

A V1 não deve ser maior que a VMBE pois, caso contrário, não é possível frear a aeronave para parar.

A V1 também não poder ser maior que a VR pois, caso a rotação para decolagem tenha sido iniciada, não é possível interromper a decolagem.

3 comentários:

  1. Muito bom! tenho sempre companhado e indicado o seu blog!

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  2. Prezado Cmte, boa noite. Gostei muito do conteúdo do seu Blog, parabéns!

    Assim como o sr, também me formei em Ciências da Computação e exerço a profissão de aeronauta.

    Gostaria de obter maiores informações sobre do seu mestrado em Engenharia de Transportes. Quais são as possibilidades de realizar a tese do mestrado direcionando para a aviação ?

    Caso prefira, meu endereço de email é:

    thomascouto [at] gmail.com

    um abraço.

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  3. Cmte, muito bom seu blog.
    Sou aluno de DOV e achei as informações muito úteis, espero fazer a banca do segundo módulo até abril de 2011.
    Grato, Fernando.

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